Plano de aula (situação de aprendizagem)

Genesí Bitu do Carmo (Plano de aula)

Situação de aprendizagem - Título: Pausa
Público alvo: 9º ano
Tempo: 4 aulas
Conteúdo e tema: Traços e características das crônicas narrativas.
Competências e habilidades: explorar, desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.
Estratégias: Explorar o conhecimento prévio sobre o tema (título). Leitura feita pelo professor com ênfase na entonação. Interpretação. Debate
Recursos: Texto impresso. Música-Pausa para um café, Tarde em Itapuã
Avaliação: Produção de uma crônica
TRANSCORRER DA AULA
1- Antes da leitura: Ativação do conhecimento prévio – texto Pausa
a) Você conhece o significado da palavra Pausa?
b) Que tipo de Pausa você conhece?
c) Você costuma fazer Pausas? Quais?
d) Há momentos em que você desejaria Pausar?
2- Durante a leitura:
a) vocês conhecem pessoas que fazem Pausas?
b) Você já ouviu que alguns lugares a Pausa é obrigatória durante o horário de trabalho?
c) Existe Pausa durante o horário escolar?
d) Você já havia imaginado essa Pausa abordada no texto?
3- Depois da leitura:
Apreciação e comentários ( c0nversa dirigida) sobre a obra. Justificativas.
A “Pausa” da narrativa surpreendeu vocês?
Por que ele fazia Pausa frequentemente todos os domingos?
Produção de uma crônica.
MÚSICA QUE REMETA A UMA PAUSA
Tarde em Itapuã
Toquinho
Um velho calção de banho
Um dia prá vadiar
O mar que não tem tamanho
E um arco-íris no ar...
Depois, na Praça Caymmi
Sentir preguiça no corpo
E numa esteira de vime
Beber uma água de côco
É bom!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário