quinta-feira, 20 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem

Situação de Aprendizagem:  Texto “Meu Primeiro Beijo” De Antonio Barreto

Série: 8ª série (9º ano)
Tempo: 4  aulas

Roteiro:
 
1º- Etapa - Utilizando o data show ou retro projetor colocar imagens com vários tipos de beijo, nas mais diversas culturas, levantando o conhecimento dos alunos a respeito.
 Apresentar a imagem do beijo romântico e perguntar o que a cena passa com relação às primeiras impressões. Perguntar o que os alunos sabem sobre o beijo. O que representa nas diversas culturas. Qual o significado do beijo e a importância dele em nossa vida.
2º Etapa – Colocar a música dos Tribalista “Já sei namorar”, e em seguida colocar a música “Beijinho Doce”, apresentar os diferentes contextos de criação da letra e a mudança ocorrida com relação ao comportamento humano.
Entregar o texto impresso e fazer uma apresentação do autor Antonio Barreto, suas obras, seu estilo.

Feita a iniciação e levantado o conhecimento prévio do aluno passar para a terceira etapa:
 
3ª Etapa – Através da leitura do texto, que poderá ser feita pelos alunos, trabalhar a linguagem formal e informal, as variações linguísticas, a presença de outras disciplinas, trabalhar a linguagem conotativa em falas como: “Você é a glicose do meu metabolismo”; “Paracelso”, “Perdigotos”.

4ª Etapa: A partir da leitura do texto, tentar encontrar o significado dos termos desconhecidos, através da frase, do período ou do parágrafo, fazendo inferências.

5ª Etapa: Procurar o significado das palavras desconhecidas no dicionário ou buscando o auxílio do professor de ciências, química. Identificar a intertextualidade com outros textos de teor científico como no trecho: “Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração, de 70 para 150 batidas por minuto.”.

6ª Etapa: a partir do conhecimento de mundo dar nova interpretação a ao texto. Que o beijo é mais do que um simples afeto, mas poderá mudar como você vê o mundo. Mostrar a importância desse ato. Pedir aos alunos que escrevam um pequeno texto sobre o que acharam do tema.

7ª Etapa: Reescrita e revisão coletiva na lousa de um dos textos escritos pelos alunos, observando juntamente  o uso das expressões utilizadas no texto, como gírias e linguagem informal, trabalhando o contexto, a situação de uso desse tipo de linguagem. Fazer um paralelo com a norma culta. Ainda pode ser feita uma adaptação ( reescrita) do texto para a norma culta padrão, observando assim as diferenças existentes entre ambas.

 Por último, poderia ser passado aos alunos o filme “Nunca Fui Beijada”, com a atriz Drew Barrymore. O filme fala sobre as dúvidas e a necessidade de aceitação próprias dos adolescentes. O filme retrata sua temática em uma escola, então acredito que os alunos se identificariam com a situação, principalmente as meninas.

 Meu Primeiro Beijo é um texto para adolescentes que trata do tema beijo de uma forma simples, em uma linguagem própria da faixa etária. Há uso de gírias e termos técnicos que podem e devem ser usados para um aprofundamento da leitura.






Nenhum comentário:

Postar um comentário