Situação de aprendizagem: Lembranças
Público alvo: 9º ano
Tempo previsto: 6 aulas
Antes da leitura- ativação do conhecimento prévio (Discussão oral):
- Você já beijou?
- Onde aconteceu?
- Imagens (data show) com os tipos de beijos com a música Beijo Beijinho Beijão (novela Carrossel) de fundo;
- O que é um beijo? Uso do dicionário, definição científica;
- Construção coletiva de uma definição para beijo.
Durante a leitura ( Leitura e interpretação de texto):
- Localização de informações;
- Vocabulário referente a beijo;
- Variedade linguística.
- Ano que o texto foi escrito;
- Apresentar a música Beijinho Doce, composta por João Alves dos Santos;
- Produção de inferências locais (explícito) - deve-se levar o aluno a deduziro sentido das palavras ou siglas desconhecidas;
- Produção de inferências globais ( implícito) - chamar atenção para as pistas que o autor deixa no texto, tais como escolhas lexicais específicas:
a. palavras que marcam o tipo de narrador;
b. palavras que definem a personagem;
c. marcação de época.
Pesquisa individual: Comparação de informações:
a- ano que o texto foi escrito;
b- pesquisa sobre o 1º beijo dos pais;
c- Criar um quadro com as seguintes informações: lugares, comunicação, idade e comportamento. Comparando de como acontecia o 1º beijo e como acontece hoje;
Depois da leitura (Produção de texto):
Produção de uma crônica com fatos e episódios da vida do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário